Ecocardiografia



O que é ecocardiografia?

Ecocardiografia é um teste sem dor que usa ondas de ultra-som para criar imagens do coração. A ecocardiografia dá ao médico informações sobre o tamanho e forma do coração e como estão trabalhando suas válvulas e câmaras.

O teste também pode identificar áreas do músculo cardíaco que não estão contraindo normalmente devido ao pouco fluxo de sangue ou lesão de ataques cardíacos anteriores. Adicionalmente, um tipo de ecocardiografia chamada ultrasom Doppler mostra como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração.

Ecocardiografia pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, acúmulo de fluido no pericárdio, e problemas na aorta (a principal artéria que carrega sangue rico em oxigênio para o coração).

Quem precisa fazer ecocardiografia?

O médico pode indicar a ecocardiografia para pacientes que estejam sofrendo sinais e sintomas de problemas cardíacos. Por exemplo, sintomas como falta de ar e inchaço nas pernas podem ser conseqüência de fraqueza do coração (insuficiência cardíaca), a qual pode ser detectada pelo ecocardiograma.

Médicos podem usar a ecocardiografia para obter informação sobre:

· O tamanho do coração. Um coração grande pode ser resultado de pressão alta, válvulas cardíacas com vazamento ou insuficiência cardíaca.
·  Músculos cardíacos que estão fracos e não bombeiam apropriadamente.
·  Problemas nas válvulas cardíacas. Ecocardiografia pode mostrar se alguma das válvulas do coração não abre normalmente ou não sela completamente quando fecha.
·  Anormalidades na estrutura do coração.
·  Como está a aorta. Ecocardiografia é muito usada para detectar problemas na aorta como aneurisma.
·  Coágulos sanguíneos ou tumores.
·  Como o coração responde a certos tratamentos, como para a insuficiência cardíaca.

Tipos de ecocardiografia

Há vários tipos de ecocardiografia, todos usam ondas de som para criar imagens do coração. Ao contrário de exames de raio-x e outros, a ecocardiografia não envolve radiação.

Ecocardiograma transtorácico

O ecocardiograma transtorácico é o tipo mais comum. Ele não dói e nem é invasivo. Ecocardiograma transtorácico envolve colocar um aparelho chamado transdutor no peito, o qual envia ultra-som através do peito para o coração. À medida que as ondas de ultra-som batem nas estruturas do coração, um computador na máquina de ecocardiografia as convertem em imagens do coração.

Ecocardiograma sob estresse

Esse ecocardiograma é feito como parte do teste de esforço. Durante o teste de esforço cardíaco, a pessoa se exercita ou toma um medicamento (dado pelo médico) para que o coração bata mais forte e rápido. Alguns problemas cardíacos, como doença na artéria coronária, são mais fáceis de diagnosticar quando o coração está batendo mais forte e rápido.

Ecocardiograma transesofágico

Com o ecocardiograma transtorácico padrão pode ser difícil ver a aorta e certas partes do coração. Se o médico necessitar olhar melhor essas áreas, ele pode recomendar o ecocardiograma transesofágico. Nesse teste, o transdutor é acoplado no final de um tubo flexível que é guiado garganta abaixo até o esôfago a fim de obter imagens mais detalhadas do coração.

Ecocardiograma fetal

Esse tipo de ecocardiograma é usado para ver o coração de um bebê em gestação. O médico pode recomendar esse teste para checar se o bebê tem problemas cardíacos. O ecocardiograma fetal é geralmente feito entre as semanas 18-22 da gravidez.

 COPYRIGHT © 2009 - Desenvolvido e hospedado por FBrandão Web Soluctions